
1. Significado: O Lian Gong (lê-se: lian cun) traduz-se como: arte de forjar um corpo forte e saudável, ao longo do tempo. É conhecido também com um dos IOGAS CHINESES.
2. Efeitos: Combate e/ou previne os efeitos do estresse em grau elevado, dores em geral, assim como um grande número de disfunções orgânicas. Melhora o estado geral da saúde (física, emocional, mental, energética e social) e o mantém em nível excelente.
PRIMEIRA PARTE (ou PARTE ANTERIOR).
Primeira Série : Pescoço / ombros:
Ex. 1 – Movimento do Pescoço: Torcicolos, lesões crônicas nos tecidos moles na região do pescoço (síndrome cervical).
Ex. 2 - Arquear as Mãos: Dores e enrijecimento na nuca, ombros e costas. Formigamento e sensação de pressão no peito
Ex. 3 - Estender as Palmas para Cima: Dores no pescoço, nos ombros, na região lombar e nas costas; disfunções da articulação dos ombros, como periartrite e dificuldade de elevar os braços. .
Ex. 4 - Expandir o Peito: Periartrite ou obstrução da articulação do ombro e dores no pescoço, na região lombar e nas costas.
Ex. 5 - Despregar as Asas: Rigidez ou dores nos ombros, braços e disfunção de movimentação dos membros superiores, como no caso de bursites, tendinites, ombro congelado, etc.
Ex. 6 - Levantar o braço de ferro: Rigidez e dificuldade de mover os ombros. Dores no pescoço, ombros e cintura. Sensação de gases na região abdominal.
Segunda Série : Coluna / costas
Ex. 1 - Empurrar o céu e inclinar para o lado: Rigidez no pescoço e cintura, dificuldade de movimentação das articulações dos ombros, cotovelos e coluna vertebral, escoliose.
Ex. 2 – Girar a cintura e projetar as palmas: Lesões nos tecidos moles do pescoço, dos ombros, das costas e da cintura, acompanhadas de adormecimento nos braços e nas mãos; atrofia muscular, etc.
Ex. 3 – Rodar a cintura com as mãos nos rins: Dores na região lombar e/ou sacral; fortalecimento do músculo eretor da espinha; correção de problemas da coluna lombar; dor ciática. Dores provenientes de lesões provocadas por permanência prolongada numa mesma posição.
Ex. 4 – Abrir os braços e flexionar o tronco: Dores no pescoço, ombros, costas e cintura. Fortalecimento dos músculos do tronco (como o eretor da espinha e o grande dorsal). Rigidez da coluna.
Ex. 5 – Espetar com a palma para o lado: Dores no pescoço, nos ombros, nas costas e na região lombar. Fortalecimento da musculatura lombar, dos glúteos e pernas.
Ex. 6 – Tocar os pés com as mãos: Dificuldades em girar a cintura, escoliose, dores, formigamentos e dificuldade em flexionar e estender a coluna; dor ciática; lesões nos tecidos moles da cintura e das pernas.
Terceira Série: Glúteos e Pernas
Ex. 1 – Rodar os joelhos à esquerda e à direita: Dores nas articulações dos joelhos e tornozelos. Fraqueza, lesão dos tecidos conectivos ou dos ligamentos colaterais internos e externos das articulações dos joelhos.
Ex. 2 – Flexionar a perna e girar o tronco: Dor na cintura, nos glúteos e nas pernas; dificuldade no movimento das articulações do quadril, joelhos e tornozelo; lesões dos músculos adutores, atrofia dos músculos das pernas causando dificuldade de caminhar. Fortalecimento dos músculos das coxas.
Ex. 3 - Flexionar e esticar as pernas: Atrofia muscular devido a dificuldade de movimentação das articulações dos quadris e dos joelhos. Dor ciática.
Ex. 4 - Tocar os joelhos e levantar a palma: Atrofia dos músculos das pernas. Dores nas pernas e, também, dores no pescoço, ombros e cintura.
Ex. 5 – Abraçar o joelho contra o peito: Dores nos glúteos e pernas, dificuldade na flexão e extensão das pernas.
Ex. 6 – Passos marciais: Dores nas pernas e limitação dos movimentos de suas articulações.
SEGUNDA PARTE (ou PARTE POSTERIOR).
1ª Série: Exercícios para prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades
Ex. 1 – Flexionar as pernas e projetar as palmas: Dores nas articulações dos membros, principalmente dores nos joelhos, artrites reumatóides crônicas, etc.
Ex. 2 – Cruzar as pernas e projetar a palma: Dores nas articulações dos membros superiores e inferiores, no pescoço, nos ombros, na cintura e nas pernas.
Ex. 3 – Circulando de cima para baixo: Dores no pescoço, nos ombros, nas costas, na cintura, nas pernas e nas articulações dos membros.
Ex. 4 – Girar o tronco e olhar para trás: Dores nas articulações das extremidades, no pescoço, nos ombros, na cintura e nas pernas.
Ex. 5 – Esticar o calcanhar esquerdo e direito: Lesão do coxim gorduroso sob a patela, dor na articulação do joelho, dificuldade de movimentação das articulações dos membros inferiores, fraqueza e atrofia dos músculos das pernas.
Ex. 6 – Chutar para os quatro lados: Dores no quadril, nos joelhos e nos tornozelos e fraqueza dos membros inferiores.
2ª Série: Exercícios para prevenção e tratamento de tenossinovites
Ex. 1 – Empurrar para os quatro lados: Cotovelo de tenista e tenossinovite no pulso e nos dedos.
Ex. 2 – Esticar o arco e atirar a flecha: Cotovelo de tenista e tenossinovite na mão e nos dedos.
Ex. 3 – Erguer os braços e girar os punhos: Cotovelo de tenista, tenossinovite no estilóide do rádio e da ulna, dores nas costas e na cintura.
Ex. 4 – Esticar a palma e a mão de gancho: Cotovelo de tenista, tenossinovite no estilóide do rádio e da ulna, dores nas costas e na cintura.
Ex. 5 – Flexionar as pernas e projetar o punho: Cotovelo de tenista, tenossinovite no pulso e nos dedos, dores nos ombros, na cintura e nas pernas.
Ex. 6 – Soltar os braços e girar a cintura: “Ombros congelados”, cotovelo de tenista e dores no pescoço, nos ombros, na cintura e nas costas.
3ª Série: Exercícios para prevenção e tratamento de desordens funcionais dos órgãos internos
Ex. 1 – Massagear o rosto e o ponto sedação: Depressão, insônia, sono agitado, tontura, palpitações, salivação excessiva, dor de cabeça, hipertensão arterial, etc.
Ex. 2 – Massagear o peito e o abdômen: Desordens funcionais dos intestinos e do estômago, falta de apetite, diarréia crônica, dor de estômago, constipação, cólicas menstruais, inchaço abdominal.
Ex. 3 – Pentear o cabelo girando e cintura: Tontura, dor de cabeça, sensação de cabeça cheia, obscurecimento da visão, insônia, hipertensão arterial, fraqueza mental, etc.
Ex. 4 – Levantar a palma e o joelho oposto: Dor na musculatura da cintura e das pernas, falta de apetite, dor e sensação de inchaço na região abdominal, diarréia, debilidade do baço e do estômago, má digestão, etc.
Ex. 5 – Girar o tronco e inclinar para frente e para trás: Dores lombares e nas costas, fraqueza e debilidade dos rins, fadiga, tontura,obscurecimento da vista, zumbidos no ouvido ...
Ex. 6 – Esticar os braços levantando simultaneamente os calcanhares: Dispnéia, pressão no peito, bronquite, doenças do sistema respiratório e circulatório, má digestão,etc.
TERCEIRA PARTE ( I Qi Gong – Continuação do Lian Gong):
Exercícios para potencializar as funções cardíacas e respiratórias, através da melhoria do nível energético.
EX. 1 – Respiração Natural: Tosse , catarro, asma, dificuldade para respirar, etc.
Ex. 2 –Inspirar, Expirar e Cultivar o Qi: Tosse, catarro, peito apertado, asma, respiração difícil.
Ex. 3 – Estender as Asas: Peito oprimido, ventre intumescido, prisão de ventre, respiração curta e digestão difícil.
Ex. 4 – Avançar e Agachar: Peito abafado, doenças respiratórias agudas, intumescimento na barriga, prisão de ventre, digestão difícil, dores nas articulações dos 4 membros.
Ex. 5 – Massagear o Peito: Tosse, asma, respiração acelerada, dor no peito, opressão no peito, constipação, dor de estômago e de barriga, distensão abdominal.
Ex. 6 – Massagear a Face: Gripe, tosse, nariz entupido, dor de cabeça.
Ex. 7 – Massagear a Garganta: Respiração deficiente, ansiedade asmática, tosse, gripe, faringolaringite, pescoço inchado e peito oprimido; dificuldade de engolir alimentos.
Ex. 8 – Massagear a Nuca: Tosse, gripe, faringolaringite, asma, etc.
Ex. 9 – Percutir o Peito: Tosse, asma, peito abafado, dor no peito, sensação de peito cheio, soluços, dificuldade de engolir alimentos.
Ex. 10 – Suspender os Braços: Respiração deficiente, peito oprimido, respiração apressada, bronquite, função gastrointestinal precária.
Ex. 11 – Abrir o Peito: Peito oprimido, respiração apressada, bronquite, tosse, debilidade física.
Ex. 12 – Palmas Circulam o Qi: Doenças dos sistemas cárdio-respiratório, debilidade física, etc.
Ex. 13 – Ligar Alto e Baixo: Doenças dos sistemas cárdio-respiratório; debilidade do corpo e dores na região da cintura e nas articulações dos 4 membros.
Ex. 14 – Girar a Cintura: Peito oprimido, respiração apressada, dores na região das costas e da cintura, etc.
Ex. 15 – Inclinar para Frente e Trás: Debilidade do Qi dos rins, fadiga e debilidade geral, cansaço na região lombar e pernas.
Ex. 16 – Alternar o Peso: Doenças dos sistemas cárdio-respiratório, debilidade física, dificuldade de movimentar os membros superiores e/ou inferiores.
Ex. 17: - Cultivar o Qi Correto: Debilidade física, doenças dos sistemas cárdio-respiratório, etc.
Ex. 18 - Levantar a Perna: Doenças dos sistemas cárdio-respiratório; debilidade física; dores nos 4 membros.